Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Leonid R. Bózio
MestreFilme
Leonid R. Bózio
Mestreo “seu Amarilys” me envelhece um 200 anos hahahahah
Leonid R. Bózio
Mestreembora seja muito difícil…mas é exatamente o que busco na vida: simplicidade. Ser um homem simples, que não quer dizer, simplório. Penso que é a melhor maneira de levar a vida sendo feliz!
agradeço muito, Flor de Lótus! ^^Leonid R. Bózio
Mestreo red lion, curtiu!
hahahahaha
“like some piligrim! me vejo assim, aliás…acho que sempre me vi assim! rsLeonid R. Bózio
Mestrese implicar com o caos…é tarefa para poucos!
e ao abraçar esse caos, eu me deparo com a angústia ou não?Leonid R. Bózio
Mestreopa, Emmano! sim, sim! este é o caminho….e essa luta contínua entre caos e cosmo é a própria caminhada do ser humano. E sempre gosto de dizer…aproveitar esses momentos curtos de tranquilidade para se preparar para os períodos de conflito que são inevitáveis.
Leonid R. Bózio
Mestreminha oferta para: Flor de Pitangueira, Lótus e Dama da noite
penso que esta música reflete muito do que foi partilhado por vocês no encontro da terapia em grupo!
espero que a música, possa ajudar vocês a refletirem sobre suas questões!Leonid R. Bózio
Mestre“É preciso ter caos dentro de si para dar à luz uma estrela dançante.”
vamos discutir sobre a frase?
=)Leonid R. Bózio
Mestre[🎬 Dança com Lobos (Dances with Wolves, 1990 – dir. Kevin Costner)
Por que recomendar:
Este filme mergulha na travessia de um sujeito que, ao se afastar da civilização dita “avançada”, entra em contato com outra forma de existência – mais integrada, simbólica e comunitária. A jornada do tenente Dunbar não é apenas geográfica, mas profundamente psíquica: um processo de desidentificação com o ideal narcisista do homem branco colonizador e a abertura a uma alteridade que o transforma.Conexões com o encontro:
• O protagonista inicia uma travessia do narcisismo ao reconhecimento do Outro, sendo confrontado com uma cultura que, a princípio, lhe parece estranha, mas que progressivamente desarma suas defesas;
• A relação com os nativos Sioux atua como espaço de escuta, reverência e reconstrução simbólica de si – algo que remete à transferência em análise;
• O filme tensiona os conceitos de civilização e barbárie, revelando o mal-estar da cultura ocidental e o recalque da sensibilidade, da comunhão e da escuta;
• É uma narrativa sobre pertencimento, linguagem e alteridade – temas centrais na constituição do sujeito segundo a psicanálise.Leonid R. Bózio
Mestre🎬 O Cisne Negro (Black Swan, 2010 – dir. Darren Aronofsky)
Por que recomendar:
Este filme explora de forma intensa a fragmentação do ego, o conflito entre o ideal do eu e o eu real, e a construção de uma identidade a partir das pressões externas (mãe, sociedade, diretor da companhia) e internas (supereu exigente, desejo recalcado, pulsão de morte).
Conexões com o encontro:
• A personagem principal, Nina, lida com a impossibilidade de sustentar uma identidade estável;
• Ela encarna máscaras (a “filha perfeita”, a “bailarina ideal”, a “boa menina”) que colapsam ao longo do filme;
• Há forte conflito entre o ego ideal e o princípio da realidade, gerando delírios, dissociação e sofrimento psíquico;
• O filme retrata de forma metafórica o que Freud aponta: o eu não é uno, e há forças internas que ameaçam a imagem que o sujeito tenta sustentar.Leonid R. Bózio
Mestreatividade:
🔹 Instruções para a participante:
1. Divida uma folha em três colunas com os seguintes títulos:
• “Quem eu mostro ser”
• “O que eu realmente sinto”
• “De onde vem essa imagem que sustento?”
2. Escolha pelo menos três contextos da sua vida atual, como por exemplo:
• Trabalho
• Família
• Relacionamento amoroso
• Grupo de amigas
• Igreja ou vida espiritual
• Redes sociais3. Para cada contexto, escreva:
• Como você se apresenta (roupa, fala, gestos, comportamento);
• O que sente de verdade quando está nesse papel (raiva, medo, orgulho, ansiedade etc.);
• Quem (ou o quê) você acredita que moldou esse comportamento (pais, cultura, religião, experiências passadas…).Leonid R. Bózio
Mestresim, sim!
o registro por meio do fórum é muito interessante! e pelo fórum, cada um tem tempo de responder…no seu tempo!Leonid R. Bózio
Mestre1.B e 2.A
– 1.B: gosto da ideia que se caso o grupo queira ficar mais tempo em uma questão, tenha tempo de amadurecer a discussão antes de partir para a leitura seguinte.
– 2.A: acredito que além de permitir uma discussão 24h por dia, também é uma maneira de novas pessoas que querem participar, possam ler os registros do grupo, e assim, conseguir iniciar a sua caminhada sem grandes atrasos para si ou os demais. Também é uma maneira de solidificar a caminhada do grupo, uma espécie de “filtro” para os encontros online.
Como posso ajudar:
– sistematizando tudo no blog para que assim cada um possa gerir a sua própria participaçãoLeonid R. Bózio
Mestresobre A relação dos estudos com a psicanálise
Esse abandono revelou a presença de mais um obstáculo – a “resistência” dos pacientes ao tratamento (ver em [1] e [2]), sua relutância em cooperarem na própria cura. Como se deveria lidar com essa relutância? Deveria ser suprimida com gritos ou afastada pela sugestão? Ou deveria, como outros fenômenos mentais, ser simplesmente investigada? A opção de Freud por esse segundo caminho levou-o diretamente ao mundo desconhecido que iria passar a vida inteira explorando.
perguntas muito significativas! e para o analisando/paciente é mais fácil afastar o conflito ou investigá-lo? na prática…será que estamos preparados para investigar o congflito?Leonid R. Bózio
Mestreprimeira questão que podemos trabalhar:
Os sintomas histéricos são frequentemente desencadeados por um trauma psíquico ocorrido anos antes, muitas vezes na infância? -
AutorPosts