Símbolos da psicanálise: Hermes

Hermes, em grego Ἑρμῆς ,  é dos deuses da mitologia grega. É considerado o arauto dos deuses e dos humanos, também dos viajantes, mercadores, oradores, diplomatas,  e psicanalistas.  Hermes é ágil e move-se livremente entre os mundos dos mortos, mundo humano e mundo divino, pois é auxiliado por suas sandálias aladas. Desempenha o papel de guia das almas, ou seja um condutor das almas da vida para a morte.

O emissário dos deuses

Na mitologia grega, Hermes é o emissário e mensageiro dos deuses, é filho de Zeus e Maia. Seus atributos e símbolos incluem a herma , o galo, a tartaruga , a sacola ou bolsa, talaria (sandálias aladas), o capacete alado, a palmeira, cabra, o número quatro, vários tipos de peixes e o incenso. De todos esses símbolos o principal é o caduceu , um bastão alado entrelaçado com duas cobras copulando. Na mitologia romana , Hermes era conhecido como Mercúrio , um nome derivado do latim merx , que significa mercadoria.

Símbolos da Psicanálise: Caduceu de Hermes

Hermes e a Psicanalise

No exercício da psicanálise o psicanalista precisa estar entre vários mundos. Hermes tem essa articulação. O psicanalista precisa ter. O psicanalista precisa transitar entre diálogos, trazer do mundo inconsciente para o consciente os recados para ajudar o analisando em seu processo de cura, de análise.

Texto organizado, traduzido, adaptado e elaborado por Leonid R. Bózio.

Direcionamento:

 

  1. Evans, James: The History and Practice of Ancient Astronomy 
  2. Cicero: De natura Deorum
  3. Powell, Barry B.: Classical Myth
  4. Burkert: Iris has a similar role as divine messenger.
  5. Austin, M. : Hellenistic world from Alexander to the Roman conquest: a selection of ancient sources in translation.
  6. Wikipedia: Hermes

Leave a Comment