Entre o amor e a necessidade – Margarida A.

Entre o amor e a necessidade – Margarida A. – Compartilho os textos produzidos pelas participantes do Grupo de Terapia Online, que teve seu último encontro no sábado passado (29/03/25). Este artigo reúne reflexões profundas surgidas ao longo de uma jornada terapêutica marcada por trocas e autoconhecimento, tendo como tema central a relação, entre amor e necessidade, no último encontro. Para preservar o sigilo e a privacidade de cada analisanda, elas são aqui representadas por pseudônimos florais – Girassol, Calandiva, Margarida, Rosa e Lírio –, nomes escolhidos por elas mesmas, que simbolizam tanto sua singularidade quanto a beleza de seus processos internos. Para maior compreensão, leia o artigo principal. Prepare-se para mergulhar neste ‘Jardim de Reflexões’, onde cada relato revela emoções únicas e convida à uma leitura sensível e acolhedora.

 

Texto: Entre o amor e a necessidade – Margarida A.

 

Acho que o limite entre amor e necessidade está na liberdade. O amor verdadeiro nasce primeiro na escolha, do desejo de estar com alguém sem a pressão de precisar dessa pessoa para se sentir completo. Existe uma certa leveza pra poder ceder quando necessário, se impor quando seus limites são ultrapassados e clareza pra que o outro entenda que os limites jamais podem ser desrespeitados.

O limite entre amor e necessidade se manifesta na forma como nos relacionamos com o outro. O amor verdadeiro não exige posse, não impõe condições e nem sufoca. Creio que quando o amor se transforma em uma necessidade para existir, nasce  a perda da liberdade e a autenticidade dentro do relacionamento.

Já a necessidade é dependência, medo da solidão e uma sensação de que não existe vida além da outra pessoa. Acredito que na necessidade nasce a obsessão, controle, ciúme exagerado e DOR. Que faz alguém se aprisionar, transformando o relacionamento em uma busca por validação ou segurança. Nesses casos, a relação se torna uma prisão, onde existe um sentimento muito grande de medo. Não acho que por amor, mas por receio do vazio da separação. Quando alguém sente que precisa do outro para ser feliz ou para se sentir completo, isso não é amor, mas sim um reflexo de inseguranças e traumas emocionais.

O amor saudável permite a presença do outro sem anular a própria identidade, criando um espaço de trocas e crescimento mútuo. Sendo que o equilíbrio entre amor e necessidade está na capacidade de amar sem depender do outro, de querer estar junto mas sem se perder. Penso que há de se construir uma relação onde ambos se sintam plenos individualmente, mas escolham estar juntos porque isso soma, e não porque é uma necessidade pra se sentir vivo. Caminhando ao lado do outro sem medo da perda.

 

 

Artigo principal: Terapia em Grupo

Grupo de Terapia Online: reflexões sobre a caminhada

Inscrições Abertas para o Novo Grupo de Terapia Online

Animado com a caminhada feita, anuncio que as inscrições para o novo Grupo de Terapia Online que terá início em maio já estão abertas! As vagas são limitadas, garantindo um espaço acolhedor para que cada participante possa explorar suas emoções e desafios pessoais com a devida atenção. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Conhece meus livros? estão disponíveis na AMAZON!

 

Agende sua sessão online! CLIQUE AQUI

 

por Leonid R. Bózio
Brasília,  de 2025 anno Domini

Deixe um comentário