Entre o amor e a necessidade – Girassol G.

Entre o amor e a necessidade – Girassol G. – Compartilho os textos produzidos pelas participantes do Grupo de Terapia Online, que teve seu último encontro no sábado passado (29/03/25). Este artigo reúne reflexões profundas surgidas ao longo de uma jornada terapêutica marcada por trocas e autoconhecimento, tendo como tema central a relação, entre amor e necessidade, no último encontro. Para preservar o sigilo e a privacidade de cada analisanda, elas são aqui representadas por pseudônimos florais – Girassol, Calandiva, Margarida, Rosa e Lírio –, nomes escolhidos por elas mesmas, que simbolizam tanto sua singularidade quanto a beleza de seus processos internos. Para maior compreensão, leia o artigo principal. Prepare-se para mergulhar neste ‘Jardim de Reflexões’, onde cada relato revela emoções únicas e convida à uma leitura sensível e acolhedora.

Texto: Entre o amor e a necessidade – Girassol G.

O limite entre amor e necessidade é um ponto sensível na existência humana.

O amor é um sentimento altruísta, baseado na conexão genuína, na vontade de ver o outro prosperar e no desejo de compartilhar momentos e construir algo em conjunto. A necessidade, por outro lado, pode surgir de carências emocionais ou circunstanciais, revelando a dependência de alguém para suprir uma lacuna pessoal ou fornecer um suporte que acreditamos não encontrar sozinhos.

O ponto que separa os dois conceitos pode não ser fácil de visualizar quando a necessidade é mascarada pelo que parece ser amor. Em relações em que um depende emocionalmente do outro para se sentir completo, pode haver mais uma troca de necessidades do que um verdadeiro amor. Isso não diminui o valor da conexão, mas ressalta a importância do autoconhecimento e da independência emocional, que são essenciais para relações saudáveis e equilibradas.

Compreender o limite entre necessidade e amor é importante para construir relações sólidas, onde haja respeito mútuo e a escolha consciente de estar junto à pessoa amada. O amor é livre e não exige tanto quanto a necessidade. Ele cresce em um ambiente que haja duas pessoas completas que se unem, não para preencher lacunas, mas sim para somar experiências e compartilhar a vida.

Quando olhamos para nossas próprias necessidades e trabalhamos para compreendê-las e supri-las independentemente, é possível a construção de laços mais sinceros, genuínos e duradouros.

 

 

 

Artigo principal: Terapia em Grupo

Inscrições Abertas para o Novo Grupo de Terapia Online

Animado com a caminhada feita, anuncio que as inscrições para o novo Grupo de Terapia Online que terá início em maio já estão abertas! As vagas são limitadas, garantindo um espaço acolhedor para que cada participante possa explorar suas emoções e desafios pessoais com a devida atenção. Para mais informações CLIQUE AQUI.

Conhece meus livros? estão disponíveis na AMAZON!

 

Agende sua sessão online! CLIQUE AQUI

 

por Leonid R. Bózio
Brasília,  de 2025 anno Domini