No sentido mais restrito, a psicanálise é um método de tratamento psicoterapêutico . Em contraste com os métodos de prática ou treinamento (como a terapia comportamental ), é uma das terapias de descoberta que tentam dar ao paciente uma compreensão mais profunda das conexões causais de seu sofrimento, das quais ele desconhecia até agora. No entanto, seria um equívoco supor que obter tais insights é o objetivo real da terapia psicanalítica. Em vez disso, recomenda-se ao cliente uma ampla reestruturação de sua personalidade, especialmente naquelas áreas de sua vida emocional e comportamento interpessoal que estavam sintomaticamente envolvidas no sofrimento e sem as quais diagnosticamenteas mudanças de estilo de vida recomendadas continuariam a contribuir para a psicopatologia cotidiana.
A psicanálise clássica ocorre em três a cinco sessões por semana, cada uma com duração de 50 minutos, muitas vezes ao longo de vários anos. O paciente – ou no caso de autoconsciência ou análise de treinamento o analisando – deita-se em um divã e diz o mais sem censura possível tudo o que o move ou passa pela sua mente ( associação livre ). O analista senta-se atrás dele, ouvindo com uma atitude de ” atenção uniformemente suspensa “.’ e, sempre que vê um momento oportuno, coloca à disposição do analisando os pressupostos elaborados durante o processo psicanalítico (“interpretação”) para que ele examine por sua vez. Em particular, o analista tenta traçar as transferências de padrões emocionais ou motivos típicos do analisando que surgem na relação com ele e interpretar seu significado dentro da psicodinâmica do analisando para torná-los acessíveis para mudança (“análise de transferência” ). A análise dos sonhos também é usada durante o tratamento analítico – segundo Freud, o caminho régio para explorar o inconsciente.
Além da “grande” terapia psicanalítica, com até 300 sessões que podem ser financiadas pelo seguro de saúde estatutário – conhecida como psicoterapia analítica -, hoje são difundidas formas mais curtas de terapia psicológica profunda, como a psicoterapia baseada na psicologia profunda , em onde o analista e o analisando sentam-se frente a frente e se encontram até duas vezes por semana. As terapias focais psicanalíticas também merecem destaquee terapias de curta duração, em que se procura tratar um problema central, mais ou menos definido, num total de cerca de 20 a 30 sessões, bem como a “psicoterapia psicanalítica de baixa frequência”, com uma a duas sessões por semana.
Foram desenvolvidos métodos particularmente adequados para o tratamento de transtornos mentais específicos .
A psicanálise é usada com adultos, bem como com crianças e adolescentes. Há também terapia psicanalítica de casal e família , análise de grupo , terapia psicodinâmica de internação e supervisão orientada psicanaliticamente .
Texto em construção e atualização.