Curso online de Psicanálise: A psicanálise como teoria

A psicanálise é essencialmente uma teoria sobre processos mentais inconscientes. Segundo Freud, não se limita ao indivíduo, mas também visa desenvolver uma concepção abrangente do mental e do físico nas áreas socioculturais. Para isso resumiu os elementos básicos da pesquisa psicanalítica em sua metapsicologia : o critério da dinâmica , o do tópico e o da economia . [5]

Esses critérios fundamentam o modelo de psique de Freud em particular, uma vez que suas três instâncias (id, ego e superego) se complementam funcional e topicamente, e a saúde de todo o organismo é caracterizada pela economia impecável da dinâmica pulsional -energética. Na opinião do autor , o estado de saúde “não pode ser descrito de outra forma senão metapsicologicamente” [6] , o que significa que o modelo do psiquismo integra com certeza as condições mencionadas tanto lógica quanto empiricamente. Considerações teórico-evolucionárias e achados de pesquisas têm a função de um fundamento que, além da fisiologia purae a capacidade de criar culturas também inclui a psicologia do desenvolvimento (a partir das hipotéticas bases inatas do comportamento) do Homo sapiens como a forma de vida mais evoluída social e mentalmente na ordem dos primatas . [7]

Na metapsicologia, Freud viu “o objetivo final da psicanálise”, mas como aquele que não era possível alcançar no início do século XX: As tentativas naquela época permaneceram “um torso, quebrei depois de alguns tratados (instintos e instintos destinos – repressão – o inconsciente – luto e melancolia etc.) e certamente se saiu bem porque o tempo para tal determinação teórica ainda não havia chegado. [8] Essa justificativa para descontinuar a metapsicologia é baseada na descoberta de importantes desenvolvimentos científicos que ainda faltavam na época. Nem existia – como Freud mais uma vez observou em O Homem Moisés [9]– descrições bem fundamentadas do comportamento de nossos parentes primatas, nem a neurologia contemporânea ofereceu informações mais precisas sobre as funções das várias áreas do cérebro humano. As descobertas, por exemplo, de que as ideias de personalidade e o planejamento do comportamento social se desenvolvem como as formas mais elevadas de pensamento consciente na área frontal do neocórtex, enquanto a área límbica do cérebro abaixo é responsável pela impressão permanente de experiências (aspecto funcional da o superego ), entre outras coisas, representam conquistas científicas apenas do século 21 e são, por exemplo, integrado ao modelo freudiano da alma pela neuropsicanálise . [10] [11][12] Da mesma época de pesquisa pós-freudiana vem a descoberta de que na forma de vida de nossos parentes evolutivos mais próximos não há umprogenitor dominador com seu harém (como o autor postulou pela primeira vez em Totem und Tabu e postulou na psicologia de massa e ego análise [13] ), mas dois grupos dos sexos adultos (cf. A Guerra dos Chimpanzés de Gombe ).

Por fim, a área teoricamente central da psicanálise inclui também o pressuposto de que as funções das três instâncias id , ego e superego ( sede das necessidades inatas, da avaliação do ambiente que serve para satisfazê-las e das experiências decorrentes das ações ) não se relacionam exatamente com a chamada correspondência não, pré e consciência. Desta forma, uma necessidade do id, que antes era internamente perceptível e consciente ao ego , pode ser deslocada para o inconsciente ou reprimida como resultado de experiências traumáticas . Freud chamou esse processo energeticamente custoso e, portanto, também abrangido pelo critério da economia , de “repressão”. [14]O mesmo fenômeno frequentemente acompanha o início de uma condição neurótica , de modo que neste ponto das teorias psicanalíticas há uma possível transição para sua aplicação como terapia. Na afirmação ” Onde estava, eu me tornarei ” Freud resumiu sua real intenção: o levantamento da repressão, a re-consciência das partes afetadas do id. Ele comparou os esforços que tiveram que ser feitos para conseguir isso com um grande projeto civilizatório que era famoso na época: a drenagem do Zuiderzee . [15] (Veja também o desenvolvimento do tópico ),

Os psicanalistas das gerações seguintes a Freud desenvolveram a psicanálise em muitas direções diferentes, alguns de acordo com seus pontos de vista básicos, outros em desacordo com eles. Essa constante diferenciação da teoria e da metodologia psicanalítica – complementada por esforços integrativos – levou ao surgimento de um grande número de escolas psicanalíticas com diferentes conceitos e enfoques. Estes incluem e. Por exemplo , psicologia do ego , teoria do relacionamento objetal (incluindo Melanie Klein , Donald Winnicott , Wilfred Bion), psicologia do self ( Heinz Kohut ), a escola relacional e intersubjetiva da psicanáliseassim como a Psicanálise Estruturalista ou Estrutural ( Jacques Lacan ).

Texto em construção e atualização.

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