A psicanálise (do grego antigo ψυχή psychḗ ‘respiração, sopro, alma’, e ἀνάλυσις análise ‘ desmontagem’, que significa “exame da alma “) é uma teoria psicológica , teoria cultural , forma psicoterapêutica de tratamento e método de autoconsciência , que foi desenvolvido por volta de 1890 pelo neurologista vienense Sigmund Freud foi fundado. As várias escolas de psicologia profunda se desenvolveram a partir da psicanálise.
O termo psicanálise se refere tanto ao modelo descritivo e explicativo da psique humana baseado nas teorias de Freud sobre a psicodinâmica do inconsciente quanto à psicoterapia analítica e à metodologia psicanalítica , que também trata da investigação de fenômenos culturais . Em todos os três aspectos, a psicanálise continua a ser desenvolvida e modificada por clínicos e pesquisadores até hoje. A psicanálise como disciplina médico-psicológica [1] caracteriza-se hoje por um pluralismo teórico, metódico e terapêutico.
Vários estudos e metanálises mostram que a psicanálise é eficaz e eficaz no tratamento dos transtornos mentais . [2] [3]
Texto em construção e atualização.