A sessão de psicanálise

As sessões psicanalíticas geralmente têm duração de 50 minutos, ou conforme o acordo estabelecido entre psicanalista e analisando. Tradicionalmente, eram realizadas de 4 a 5 vezes por semana, mas atualmente, novas adaptações permitem que ocorram com menor frequência, como uma vez por semana ou até quinzenalmente. O paciente, também chamado de analisando, pode deitar-se em um divã, enquanto o psicanalista se posiciona fora do campo de visão, sentado atrás.

Com o avanço da tecnologia, o atendimento online tornou-se uma alternativa viável, oferecendo a possibilidade de sessões virtuais. Durante a sessão, o analisando é encorajado a expressar livremente seus pensamentos, associações, fantasias e sonhos. A partir desses conteúdos, o analista busca identificar os conflitos inconscientes que geram os sintomas e dificuldades do paciente.

A análise desses conflitos envolve, entre outros aspectos, a interpretação dos fenômenos de transferência e contratransferência. Nesse processo, o psicanalista trabalha para confrontar as defesas psíquicas patológicas do analisando, ajudando-o a desenvolver maior percepção e compreensão de seus próprios conflitos e sofrimentos internos.

 

por Leonid R. Bózio
Brasília, primavera de 2021 anno Domini

Leave a Comment