A Prova
Catherine (Gwyneth Paltrow), uma jovem marcada pelos anos dedicados a cuidar de seu pai, Robert (Anthony Hopkins), um brilhante matemático que sofria de esclerose, teme herdar sua loucura. Isolada e reclusa, sua vida muda na véspera de seu aniversário de 27 anos com a chegada de Claire (Hope Davies), sua irmã, e Hal (Jake Gyllenhaal), ex-aluno de Robert. Enquanto Claire quer vender a casa e levar Catherine para Nova York, Hal busca nos cadernos do falecido matemático algo de valor, ao mesmo tempo em que desenvolve um interesse por Catherine.
A Rede Social
Em 2003, Mark Zuckerberg (Jesse Eisenberg), um estudante de Harvard, cria uma plataforma que revolucionaria a comunicação: o Facebook. Seis anos depois, com 500 milhões de usuários, ele se torna o bilionário mais jovem da história. “A Rede Social” explora a ascensão de Zuckerberg e os conflitos ao longo de seu caminho para o sucesso.
A Sala de Fermat
Gênio Indomável
Lances Inocentes
Um menino de sete anos demonstra um talento excepcional para o xadrez, e seu pai, um cronista esportivo, o inscreve em diversos torneios, onde o garoto é visto como uma revelação. No entanto, a busca pelo sucesso começa a se tornar uma obsessão, levando pai e filho a uma oportunidade única de repensar sua relação.
Mentes que brilham
Um garoto superdotado, com uma inteligência impressionante, enfrenta desafios na comunicação. Com o apoio de uma psicoterapeuta, ele embarca em uma nova jornada em uma escola para crianças excepcionais. Esse filme marca a estreia na direção da atriz Jodie Foster.
O som do coração
August Rush (Freddie Highmore) é fruto de um encontro entre um guitarrista e uma violoncelista. Criado em um orfanato, ele revela um talento musical extraordinário e começa a se apresentar nas ruas de Nova York ao lado do carismático Wizard (Robin Williams). Usando sua música como guia, August embarca em uma jornada para encontrar seus pais.
Quebrando a banca
Uma mente brilhante
O filme Uma Mente Brilhante é inspirado no livro A Beautiful Mind: A Biography of John Forbes Nash Jr., escrito por Sylvia Nasar. A obra retrata a história verídica de John Nash, um gênio que, aos 21 anos, desenvolveu um teorema que evidenciou sua genialidade. Reconhecido com o Prêmio Nobel, Nash também enfrentou sérios desafios em sua vida pessoal, sendo diagnosticado com esquizofrenia. Sua jornada foi marcada por uma intensa luta contra a doença, que o acompanhou até o final de sua vida.
Veja Mais: Psicanálise: Dicas de Filmes
Freud – Tópica Primeira ou Teoria Topográfica: A abertura para o consciente, pré-consciente e inconsciente por Leonid R. Bózio
Pingback: Psicanálise: Dicas de Filmes – Leonid R. Bózio psicanalista