Curso online de Psicanálise: pesquisa infantil

Desde seus primórdios, a psicanálise viu um significado especial nos primeiros anos de desenvolvimento. Desde o início da observação empírica de crianças pequenas por pesquisadores psicanalíticos como René A. Spitz , Margaret Mahler ou pesquisadores do apego, uma abordagem moderna para a observação de crianças pequenas ou neonatologia foi desenvolvida por meio de novos métodos . Desde a década de 1970, os psicanalistas vêm pesquisando as interações interpessoais entre mãe e filho em particular. Para isso, eles usam novas possibilidades da tecnologia de vídeo para mostrar os ajustes comportamentais mútuos nas expressões faciais e nas expressões faciais , que geralmente ocorrem em microssegundosTornar pesquisáveis ​​os gestos entre mãe e filho.

Os “observadores de bebês” devem ser mencionados aqui em particular: Daniel Stern , que pesquisou o surgimento da autoconsciência, Robert N. Emde, que observou as emoções humanas básicas, Joseph D. Lichtenberg , que examinou as necessidades das crianças pequenas, W. Ernest Freud e Beatrice Beebe, que estudaram a interação entre bebês e seus cuidadores. A abordagem da pesquisa neonatológica tornou-se conhecida na área de língua alemã principalmente por meio de Martin Dornes .

Os resultados da pesquisa infantil tiveram um grande impacto na psicologia do desenvolvimento psicológico e psicanalítico. Também foram incluídos resultados de pesquisas cognitivistas para a fundação de novas teorias psicanalíticas . Os resultados da pesquisa permitem que a psicologia do desenvolvimento assuma hoje que um bebê não é de forma alguma, como muitas vezes se supõe, um recipiente não envolvido dos cuidadores do cuidador . Hoje, a psicologia assume que o bebê já é um ser ativo, competente, que busca contatos e estimula a interação com apenas algumas semanas de idade. O fator decisivo aqui é a adição da teoria das relações de objetoObservações dos anos 1950 e 1960. A interação entre a criança e a mãe, que pode afetar a interação terapêutica subsequente, não é mais vista como um processo unidirecional, dirigido pelo cuidador. Hoje deve-se supor que uma complicada comunicação recíproca , isto é, mútua, influencia fortemente os afetos da criança e seu bem-estar, bem como a possibilidade de sua regulação.

Essa circunstância é de grande importância para a formação das teorias psicanalíticas, uma vez que condições semelhantes na infância eram muitas vezes inferidas das condições patológicas de pacientes adultos. Hoje assume-se um bebê competente que não precisa passar por nenhuma fase patogênica. Desvios patologicamente relevantes do diálogo mãe-filho são acessíveis na psicoterapia contemporânea e na psicanálise da primeira infância, também devido à pesquisa psicanalítica e de apego de uma metodologia mais diferenciada. [39] [40]

Cientistas envolvidos em pesquisas em neuropsicologia e neurofisiologia também podem ser contados para esse desenvolvimento, usando técnicas modernas para estudar o funcionamento do cérebro, como novas técnicas de imagem . Estes tentam ligar as teorias psicanalíticas e as descobertas das neurociências [41] e relacionar suas descobertas em parte às mudanças na teoria psicanalítica.

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