Curso online de Psicanálise: Desenvolvimento da sexualidade infantil

Freud descreve a sexualidade infantil como polimórfico-perversa, que pretende expressar o fato de a criança ainda não ter uma identidade sexual estável e praticar diferentes formas de obtenção de prazer, algumas das quais lembram os desvios sexuais de pacientes adultos. No desenvolvimento da libido, Freud postulou uma fase oral (1º ano de vida), uma anal (cerca de 2º e 3º ano de vida), uma fálica (4º a 5º ano de vida), [36] uma fase de latência, puberdade e adolescência. O desenvolvimento da fase fálica da criança [37] (aproximadamente quatro a cinco anos de idade dentro dos limites elásticos) é dito estar no chamado complexo de Édipoculminando com a criança direcionando seu amor para o genitor do sexo oposto e competindo com o genitor do mesmo sexo por seu favor, também conflitante com a reivindicação de afeição que ela mantém em relação a qualquer um dos genitores. A forma e a explosividade do conflito mostram diferenças interculturais e interfamiliares consideráveis. O declínio (também repressão) do conflito edipiano inicia a fase de latência e é caracterizado pela renúncia do genitor do sexo oposto e o estabelecimento de um superego estável com um tabu do incesto . Na adolescência, as várias pulsões parciais são finalmente colocadas sob o primado da genitalidade .

As idéias de Freud foram significativamente expandidas e desenvolvidas por Erik H. Erikson , que dividiu o desenvolvimento humano em oito fases, desde o nascimento até a velhice. Em seu modelo de estágio de desenvolvimento psicossocialele supõe que a resolução individual de cada uma dessas fases determina o resultado de um conflito inerente entre duas virtudes antagônicas. A forma como as fases anteriores foram resolvidas, que é essencialmente determinada pelas experiências ambientais que as pessoas fazem, tem influência no desenho e gestão das crises típicas das fases seguintes. Por exemplo, B. a aceitação básica da criança por seus cuidadores no período mais precoce da vida, quer uma pessoa passe pela vida com uma confiança básica saudável ou uma desconfiança básica.

DW Winnicott e Margaret Mahler concentraram sua atenção na estreita conexão entre mãe e filho no início da vida e descreveram o desenvolvimento gradual em direção a uma maior autonomia. René A. Spitz estudou o desenvolvimento da relação objetal e o diálogo pré-verbal entre o bebê e seu cuidador. Sua pesquisa em asilos, onde as crianças eram atendidas medicamente e tinham comida suficiente disponível, mas mesmo assim sofriam de misteriosas doenças psicossomáticas e uma alta taxa de mortalidade, foi capaz de fornecer evidências – o que era tudo menos evidente na época – de que a privação do contato humano, a privação social, foi responsável por isso. John Bowlby , cujo foco teórico era o vínculo interpessoal, também contribuiu significativamente para isso . O desenvolvimento das funções individuais do ego foi u. a. abordada por Anna Freud . O psicanalista Victor Tausk pode ser citado como precursor da teoria das relações objetais. Já em 1919, em seu ensaio sobre o surgimento do “aparelho de influência” na esquizofrenia , ele apontava a conexão entre identificação e projeção no desenvolvimento do ego . [38]

Entre os mais importantes pesquisadores psicanalíticos contemporâneos do desenvolvimento estão Daniel N. Stern , pesquisador infantil de renome internacional que descreveu o desenvolvimento da autoconsciência, Robert N. Emde , aluno de René Spitz, que trata do desenvolvimento da afetividade , entre outros coisas , e Peter Fonagy , que se esforça para integrar a teoria do apego e a psicanálise e explora o desenvolvimento da mentalização e regulação do afeto. No mundo de língua alemã, Martin Dornesfez um nome para si mesmo no campo da pesquisa psicanalítica infantil. No que se refere à derivação de certos transtornos mentais a partir de complicações em certas fases do desenvolvimento, segundo o conceito freudiano da série suplementar, supõe-se que fatores físicos, psicológicos e sociais estejam envolvidos na gênese. Uma interação complicada de fatores de risco e fatores de proteção é decisiva para o aparecimento de uma doença mental ou resiliência.

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